terça-feira, 12 de julho de 2011

Introdução

O câncer da pele (melanoma) é a neoplasia de maior incidência em várias partes do mundo e também no Brasil, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados. Existem evidências importantes de que o câncer de pele é causado pela exposição solar, seu principal fator de risco, que pode ser agravado pela predisposição genética e outros fatores carcinogênicos.
Além da grande magnitude do problema, existem evidências de tendência de aumento da morbidade e mortalidade por câncer da pele, o que impõe sua consideração como problema de saúde pública, mas de prevenção fácil:
  • Primária - proteção contra a exposição excessiva à luz solar.                                                                          
  • Secundária - realizando diagnóstico precoce e tratamento oportuno.
Para casos já avançados existem tratamentos com o uso de radioterapia, medicamentos e até mesmo a extração do tumor maligno.  As estimativas de câncer de pele por exposição ao sol no Brasil para 2010 foram de cerca de 115 000 novos casos. Esse dado alarmante pede uma analise estatística melhor, que permita relacionar câncer de pele com: sexo, cor, predisposição genética, etc. Para que haja um melhor entendimento entro o câncer de pele e suas possíveis melhores precauções para a população brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário